Do presunto Parma esturricado e outras peculiaridades da culinária de Palmas

Quando vim para Palmas, achei pouquíssimas coisas na internet. Não achava dicas de onde comer, de onde ficar, do que fazer etc. Como a maioria das pessoas, a palavra Palmas me remetia ao Jalapão e só. Por isso, resolvi falar um pouco da cidade que me acolhe desde julho…

Bem… em Palmas o clima é quente e seco. Hoje, por exemplo, chegou a fazer 42 graus – a média fica em torno de 37 graus. À noite cai um pouquinho e chega aos 28 graus, mas nada de blusa ou algo para esquentar. Na capital, encontrei barzinhos fantásticos com ótimos vinhos, como Mercatto, e uma gastronomia digna dos melhores bistrôs de São Paulo, como o Adelaide Bistrô. Neste último, prove o risoto de carne seca ou de limão siciliano e de sobremesa fique com a torta de amêndoas e sorvete de creme, feita com água de flor de laranjeira. Um desbunde!

Já no Mercatto, a melhor e inusitada opção foi um Pinotage africano. O local do bar parece a Oscar Freire, cercado de lojas de grife e pessoas descoladas… Tem também o restaurante Tabu, onde é possível comer peixe filhote no espeto. Falo com louvor que foi o melhor peixe de água doce que já comi. Os peixes mais populares aqui são tucunaré, pirarucu e caranha.

Cerveja gelada encontramos em todos os bares da cidade… todos, todos ! Uma boa dica é o restaurante Cabana do Sol, onde a bebida pode vir acompanhada de carne seca de cordeiro e arroz de cuchá – comida típica do Maranhão. Este arroz é um pouco azedinho, lembra espinafre com vinagre…

Água de coco in natura é possível encontrar em todos os locais também. Mas o coco tocantinense é bem diferente daquele do Nordeste ou até mesmo do Sudeste. Não é tão docinho e até o formato do coco é diferente. É mais oval.

Desista de comer um bom hamburguer em Palmas. Todos os lanches que você pedir virão com manteiga no pão ou sempre acompanhado de bacon e milho. Sim, eles cismam de colocar esses dois últimos itens em tudo. Pizza daqui vem com orégano. Até a Margherita tem orégano. E, sacrilégio supremo, a pizza Parma vem com presunto cru assado (!). Sim, eles colocam o prosciutto antes de levar a redonda ao forno, porque a clientela daqui acha ruim quando vem cru.

Quando o assunto é carne de boi, o ponto predileto dos palmenses é aquele muito bem passado, tipo sola de sapato. Devem achar que carne crua é coisa de viado. Mas é possível comer um bom sashimi por aqui. O mais famoso é o Tayo, mas o melhor é o Kampay. A única limitação é que não se encontra atum e peixe branco também é escasso. Ainda bem que adoramos salmão…

O povo aqui gosta do presunto cru assado. Se quiser que deixe cru, precisa avisar o garçom (Do dono da pizzaria Fogão a Lenha, quando dissemos que a pizza estava ruim)

Mercatto, um bom lugar para tomar vinho (resfriado, de preferência)

Esse post foi publicado em Sem classificação e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Do presunto Parma esturricado e outras peculiaridades da culinária de Palmas

  1. Adri disse:

    Lindos!!!!
    Vcs devem lançar todas as dicas em livro, hein??
    bjss

    • mariacastilho disse:

      Olá minha querida, tudo bem por aí?
      Estamos com muita saudades de você. Tomara que nosso próximo destino seja a Chapada, assim vc viaja junto com a gente e ainda por cima sai como personagem do livro como “a jornalista que montou uma rádio na chapada, vive feliz com sua família…. “e blábláblá….
      Bjs

  2. Bianca disse:

    O Tocantins, depois de “dois a girar”, nunca mais será o mesmo. Beijos e boa sorte, Bianca.

  3. mariacastilho disse:

    Muito obrigada, Bianca. Continue viajando com a gente por aqui. Como uma exímia fotógrafa tb sua opinião é importante pra gente. Bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s