Natividade e seus biscoitos perfeitos

Natividade, tombada pelo Iphan em 1987,  fica a 200 km de Palmas e é uma cidade encantadora, embora fantasma. Não vi nenhum dos 9.396 moradores que constam do último censo do IBGE, apenas quatro gringos deslumbrados com as casinhas coloridas. Lá é possível ver ruas estreitas com muitos casarões antigos reformados e lindas igrejas – uma delas construída por escravos. Essa igreja, que é a da foto, foi construída toda em pedra e possui os arcos da entrada central feitos com grandes tijolos especiais da época. Pena que ficou inacabada… De acordo com as lendas da cidade, essas paredes inacabadas guardam grandes fortunas em ouro, que eram abundante na região e que, ainda hoje, é encontrado nas pedras que calçam as ruas. Não tive tempo pra procurar uma pedra premiada!

Quem passa por lá também precisa conhecer os biscoitos feitos de polvilho e coco, chamados de amor-perfeito. Dizem que a receita  destes biscoitinhos, com um formato semelhante à teta de uma vaca, foi passada de tataravó para bisavó e assim por diante… Será que as tetas representam o número de pessoas que detêm a receita original, já que o biscoito tem quatro bicos? É só uma senhorinha que faz em Natividade e eles são vendidos na casa dela mesmo, que fica abaixo da igreja Matriz, e tem uns seis fornos à lenha, um ao lado do outro para assar (veja a foto abaixo).

Menina prepara massa do biscoito Amor Perfeito

Tem também o Peta, que é um biscoito salgado de polvilho. Com certeza, deve ter algum segredo porque é muito gostoso e não fica mole, que nem os biscoitos que encontramos por aí. Além destes,  tem um que é feito com povilho, cravo e canela e lembra os sequilhos que conhecemos.

A pequena cidade também tem muitas cachoeiras, mas não tive tempo de conhecê-las já que minha passagem foi breve, só um intervalo durante o almoço e a próxima pauta, o Colégio Agrícola de Natividade. De qualquer forma, fica aí a dica de uma cidade pouco explorada pelos turistas e com um charme ímpar.

Ruínas de igreja em Natividade, cidade dos anos 1800

Esse post foi publicado em Sem classificação e marcado . Guardar link permanente.

9 respostas para Natividade e seus biscoitos perfeitos

  1. Helena Fernandes disse:

    Me traz um biscoito desse vai ?????/bj

  2. mariacastilho disse:

    Heleninha querida, levarei muitos biscoitos pra vc, mas oq eu queria mesmo, como já disse, era vc aqui conosco. Cuide bastante da sua diabete para quando voltarmos comermos bastante biscoitinhos com amor.
    Bjs

  3. D.Nenzinha disse:

    tentei fazer o amor perfeito mas n saiu como o seus gostaria de saber se tem algum segredo,com oq vcs corta o biscoito,espero a resposta

    • Maria Eugenia disse:

      Querida dona Nenzinha,

      Infelizmente, a receita eh secreta! O Dois a Girar visitou a cozinha e viu de perto os biscoitos, mas nao pode adquirir a receita. Se nos descobrirmos, passamos para a senhora, ok?
      Continue nos acompanhando e boa sorte,
      Dois a Girar

  4. susley disse:

    estou em palmas, como adquirir o biscoito aqui.?…
    gostaria de saber o telefone para comprar

    • Julio disse:

      acho que o único jeito de comprar é indo até natividade. é longe de palmas, mas a cidade é uma graça, vale a pena. boa sorte!

  5. Ana Cardoso disse:

    Pq vcs ainda não criaram um site para o biscoito da D. Naninha????????????????

    • mariacastilho disse:

      Olá Ana, tudo bem?
      Olha… a família da dona Naninha é feliz com a forma caseira que propaga os biscoitos. O sucesso não é proporcional ao marketing que fazem. Acho uma bela idéia o site, pois aqui no Dois a Girar todos os dias alguém entra procurando informações sobre o biscoito. Temos como ver isso no motor de busca. Vou tentar passar a idéia para a família, que quando fizemos a matéria não tinha e-mail ainda.
      Obrigada, Maria Eugênia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s