Democracia ameaçada? Que papinho furado pra tucano dormir…

A proposta deste blog é escrever sobre a vida on the road, mas o que fazer se os e-mails nos perseguem por toda parte. A banda larga já chegou ao Tocantins e traz consigo as bobagens de sempre. Hoje recebi uma mensagem sobre a necessidade de mobilização para “preservar a democracia no Brasil”, a partir da premissa de que “o Brasil começa a andar no caminho da Venezuela”.

Tenho uma tia que sempre manda mensagens esdrúxulas do gênero, e obviamente nunca abro, porque o dia só tem 24 horas. Desta vez resolvi ler, com a mesma curiosidade que me faz assistir ao Manhattan Connection com certa frequência. Afinal, é bom variar o repertório.

Não encontrei nada que já não tenha lido anteriormente, o que reforça minha impressão de que a oposição está sem ter o que falar. Encontrei apenas algumas baboseiras repaginadas, como esta aqui: “É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo”.

A História está sendo reescrita mesmo, mas não por uma máquina de publicidade, e sim por nossa máquina de distribuição de renda, inédita e admirada no mundo todo. O trabalho de ninguém está sendo desmerecido, tanto que a economia está mais estável do que nunca. Quanto à estabilidade política… bom, chegamos ao ponto.

Se tem alguém que tenta desestabilizar a política deste país, é exatamente esta oposição desesperada e sem discurso, que sabe que vai sair esfacelada das urnas e tenta dar seus tiros de misericórdia. Esta oposição golpista que, apoiada pela elite paulista e de outros lugares, veio com aquele papo furado de impeachment na época do mensalão, depois apareceu com aquele patético movimento “Cansei” – com o impagável João Dória liderando as colunas da indignação –, soltou a história do dossiê “aloprado” e agora tenta de toda forma abalar a candidatura Dilma, primeiro com a história do sigilo fiscal e agora com essa da Casa Civil. Aliás, voltando um pouco no tempo, Serra só chegou ao segundo turno em 2002 após armar uma arapuca que tirou Roseana Sarney do páreo. Serra, este sim, o rei dos dossiês.

Deveria ser proibido soltar denúncias como estas em ano eleitoral. Assim como deveria ser proibido um governante ligar numa redação e pedir a cabeça de jornalista que faz pergunta incômoda. Será que as pessoas que falam em ameaça à democracia sabem que Serra adota esta prática com freqüência, até na TV Brasil, que é do governo federal?

Sou jornalista e obviamente abomino a censura. Mas acho muito hipócrita esse papo sobre ameaça à liberdade de imprensa. Primeiro que não existe ameaça nenhuma. Segundo que o presidente tem todo o direito de criticar a mídia. Terceiro que a mídia sempre foi escrota com ele, a não ser quando viu que teria que engoli-lo e por isso seria conveniente estar ao lado dele. Quarto que a imprensa muitas vezes é irresponsável e deveria, sim, existir punição para isso. A Veja, por exemplo, deveria ter ficado pelo menos um ano sem circular depois daquela capa sobre o dinheiro em garrafa de uísque que Cuba mandava para o Brasil.

O Lula bem que tentou criar algum tipo de regulação, mas a grande mídia, corporativa e hipócrita, implodiu a ideia. Até a eleição, novos escândalos devem surgir. E nós devemos dar cada vez mais graças a Deus pelo fato de uma parcela pequena da população ler jornal e revista.

O e-mail que eu recebi continha um link, que dava para um manifesto (apócrifo, claro) em que o leitor só tem a opção de preencher dados e assinar. Não se pode comentar, criticar. Superdemocrático, não?

Como o Dois a Girar é democrático, deixo aqui o link e um pedido de desculpas por esse texto chato, com a promessa de voltarmos rapidamente a escrever sobre o Tocantins e outras paragens mais interessantes. Mas se por acaso alguém se interessar por isso aqui, é só deixar um comentário que eu listo uma série de motivos para crer que este governo é mais democrático que os anteriores. Sem esforço.

Sobre Julio Cruz Neto

Escritor, documentarista e jornalista
Esse post foi publicado em Sem classificação e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Democracia ameaçada? Que papinho furado pra tucano dormir…

  1. Paulinha disse:

    Julio!!!!!!!!!!!

    Salve, Salve!!!!!!!!!!

    Transformou em palavras absolutamente tudo o que sinto nessa eleição.
    Excelente texto! Esse e o do Teotônio!!!

    Gege!
    Parabéns pelo Blog….Estou adorando acompanhar vocês.

    Bjso mil
    Paulinha

  2. Julio Cruz disse:

    que bom, querida!
    quando a gente se encontrar pra mais um ceviche, falaremos mais a respeito.
    bjs pra vc e pro enzo

  3. Julio Cruz disse:

    O Jânio de Freitas publicou um artigo interessante sobre este nosso último post, concordando com que foi escrito aqui, pero no mucho. Acho que enriquece a discussão e vale a pena ler.
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/agua-na-fervura-politica#more

  4. Vange disse:

    Ju e Ma

    concordo. o governo Lula é muito mais democrático… se não me engano, nunca antes neste país um presidente foi tão xingado pela grande imprensa (tipo “cachaceiro), só pra ilustrar com um ataque bem pueril. No mais, concordo também c/ um monte de coisas com esse blog aqui, tbem mto bom:
    http://napraticaateoriaeoutra.org/

    beijos
    Vange

  5. Julio Cruz disse:

    se não me engano, tb é o único governo que teve um procurador-geral da república que denunciou nada menos que 40 pessoas da trupe do presidente – me refiro à condenação sobre o mensalão, lembra? bem diferente do “engavetador-geral da república” da época do FHC, chamado geraldo brindeiro, que deixou tudo passar em branco, inclusive as mutretas das privatizações.

    legal o blog que vc indicou, vange.

    bj

  6. Julio, eu concordo, assino, e ajudo a publicar. Afinal, sou sua amiga e colega de profissao e lavo a alma com tuas palavras.Depois de passar por todos os canais de tv, e conhecer inumeros colegas que ele pediu a cabeça, hoje estou na tv brasil e assino embaixo tudo que vc escreveu. Continue tendo essa clareza pra escrever. Bj

  7. Julio disse:

    Luxúria, o Dois a Girar não seria nada sem vc.
    Bjs!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s