Doidim não, nem ditador do cerrado!

Estas são as exigências para publicações de comentários num dos poucos veículos de comunicação respeitados no Tocantins, e que fazem um trabalho minimamente equilibrado.

O excesso de regras me fez lembrar as recentes discussões sobre liberdade de imprensa. Ao mesmo tempo, acho quase compreensível. Estes 8 tópicos, talvez óbvios e imprescindíveis para quem não é daqui, podem dizer muito sobre este Estado onde chibata e espora são termos corriqueiros (e admirados) em campanhas políticas.

Em tempo: os candidatos aqui são Siqueira Campos, um velho coronel pra lá de 80 anos que costuma repelir greves na base da porrada, e Carlos ‘Gaguim’, cujo apelido vem de Gaguinho. A campanha se acirrou nos últimos dias, o pau está comendo solto nos programas de TV e rádio, e tem gente temendo confusão nas ruas. O TRE vai pedir reforço de tropas.

1 – Não fazer acusações de crimes: quem tem imunidade é parlamentar;

2 – Estão vedados termos pejorativos tais como “Gagá”, “Gago”, “Doidim”, “Ditador do cerrado”, “Gogó”, “Chibata e Espora”, e outros que a criatividade dos adversários formular.  A vedação tem o objetivo de evitar adjetivos discriminatórios. As palavras “Gago” para Gaguim, e “Velho” para Siqueira serão admitidas quando não trouxerem conotação de discriminação à deficiência ou à terceira idade.

3 – Ao comentar artigos e notícias, atenha-se ao assunto. Comentários que tentem desqualificar o autor do texto, o site ou outros veículos de comunicação não serão publicados

4 –  Comentários do mesmo IP, com nicks diferentes, e em curto intervalo serão considerados como propaganda e bloqueados

5 – Elogios a pré-candidatos, ou candidatos, assim como clara propaganda negativa com intenção manifesta de denegrir a imagem não serão publicados.

6 – É vedado o anonimato na manifestação da opinião. É permitido usar pseudônimos, mas não serão publicados comentários de usuários cujos emails sejam falsos.

7 – Todos os comentários são moderados. Se o seu comentário atende as normas de civilidade aguarde sua liberação. Não é necessário postar mais de uma vez.

8 –  Este site não faz questão de quantidade, mas de qualidade nos comentários, portanto os moderadores farão análise, que não deve ser confundida com censura de comentários.

Fonte: Site Roberta Tum

Sobre Julio Cruz Neto

Escritor, documentarista e jornalista
Esse post foi publicado em Sem classificação e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Doidim não, nem ditador do cerrado!

  1. sillas disse:

    oi maria eugênia!
    kibon q a democracia chegou no tocantins. agora é na chibata e na espora, o q era na filobé e no trêsoitão!
    estive em fevereiro por esta região de imperatriz. um dos muitos brasis.
    até outubro em campinas
    bj

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s