“Vocês são pobres?”, perguntou o taxista quando viu o punhado de moedas na mão dele

Essa coisa de que o cliente tem sempre razão não existe nos Estados Unidos, onde os garçons e prestadores de serviço em geral não têm o hábito de bajular ninguém. Não só é fácil se acostumar com isso como, na minha opinião, é até melhor. Mas em algumas situações, os caras chutam o balde.

Belo dia, estávamos em New Orleans e pegamos um táxi. Como era o último dia de viagem e estávamos abarrotados de moedas, resolvi colocar todas no bolso para gastar pelo caminho. E não é que deu certinho pra pagar o taxista?! Não pensei duas vezes.

O cara olhou, olhou, olhou pra gente e disparou: “Vocês são pobres?”. A Maria, que estava distraída (ah, vá…) perguntou o que o cara tinha dito e ficou indignada. Eu virei pro cara e falei: “Se a gente fosse pobre, não teria pego táxi. Isso aí é dinheiro do mesmo jeito, mas se você não quer, devolve”.

O cara estava desacorçoado, parecia que tinha recebido uma granada sem o pino, prestes a explodir. O tamanho até que era parecido, pois era um belo punhado de moedas. Mas era dinheiro, uai… Depois de se conformar, ele criou outro problema: não tinha onde guardar moedas. Procurou, procurou, até que achou um copo vazio e transformou em porta moeda.

Era um taxista maleta, que foi o caminho inteiro falando sobre como era maravilhoso o ex-presidente Andrew Jackson, herói da Batalha de New Orleans durante a guerra de independência, no início do século 19. Tudo isso porque pedimos para ele nos deixar na Jackson Square. Mereceu a sua granadinha.

Bem pior se deu o segundo taxista do dia, que recebeu da Maria uma gorjeta de 1 (hum) dólar por uma corrida de 30, quando o correto seria deixar pelo menos 5. Este devolveu o dólar, e com razão… Tudo bem que já estávamos absolutamente sem grana no fim da viagem, mas o sujeito não tinha nada com isso.

Sobre Julio Cruz Neto

Escritor, documentarista e jornalista
Esse post foi publicado em Estados Unidos. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s