Britânicos continuam pontuais. Irritantemente pontuais

A City financeira britânica não tem mais o poder de outrora, a rainha não apita mais nada, os hooligans já não viram notícia toda hora e o rock britânico não domina as paradas de sucesso. Mas existe uma tradição que continua rigorosamente intacta na Inglaterra: a pontualidade. Há apenas uma semana e meia no país, o Dois a Girar bem que tentou flagrar algo que acontecesse fora do horário previsto, mas ainda não conseguiu.

Placa onde mostra quanto tempo o ônibus demorará

Placa que mostra quanto tempo o ônibus demorará

É irritantemente correto o aviso de horário em que o ônibus vai passar. Se está marcado, por exemplo, que o “bus to Brighton Station” chegará ao ponto em 3 minutos e meio, assim será. E não adianta chegar em 4 e dar aquela batidinha na porta com o sorriso brasileiro que o motorista não vai abrir.

Segunda tentativa: a aula de inglês estava marcada para 13h17 e, obviamente, a maioria das pessoas (estrangeiras, claro) chegou às 13h20. Ninguém entrou. Por falar nisso, a aula de yoga começa às 17h07. Preste atenção: não é que neste horário você chegará, trocará de roupa e tal. Exatamente quando o ponteiro dos minutos estiver no 7, você deverá estar com o seu colchonete e na posição correta.

Chato? Depende do ponto de vista. Para quem cumpre os horários à risca, é uma lição de cidadania e respeito. Embora não estejamos acostumados com isso no Brasil, uma dose de cordialidade não faz mal a ninguém.

Esse post foi publicado em Inglaterra e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Britânicos continuam pontuais. Irritantemente pontuais

  1. Julio disse:

    Essa última frase foi pra me cutucar, eu sei. Mas vou fingir que não é comigo e contar que uma vez, quando eu morava na Alemanha, um motorista de ônibus me deixou bem puto da vida. Alemão não só é tão pontual quanto o britânico, como às vezes chega até antes da hora marcada. Bom, eu ia de ônibus pra aula de alemão, daí um dia vi que ia perder a hora e comecei a correr. Cheguei ao ponto esbaforido, mas a tempo de pegar o ônibus, que ainda estava lá. Só que o motorista já tinha engatado a primeira e estava começando a acelerar quando eu esmurrei a porta. Juro por Deus: ele olhou pra minha cara, bateu o indicador direito no pulso esquerdo com quem diz “você chegou atrasado” e seguiu viagem. Como se fosse um pai dando bronca no filho. Aí já é demais pra minha cabeça. Admiro quem cumpre horário, mas quando se junta a pontualidade britânica com a rigidez germânica, aí fica too much. Ou zu viel, como se diz na Alemanha.

  2. dani disse:

    espera nevar que voce consegue flagrar os atrasos

  3. Erika disse:

    COPY & PASTE😀 preciso te mandar o q ta rolando numa campanha dos bondinhos de Melbourne. Pede pro Julio imaginar minha adaptação a pontualidade britânica dating meu hoje marido alemão😀

    Ge: eu moro em Melbourne, Australia
    http://maps.google.com.au/maps?client=safari&rls=en&q=360+St+Kilda+Rd+Melbourne+VIC+3004,+Australia&oe=UTF-8&redir_esc=&um=1&ie=UTF-8&hq=&hnear=360+St+Kilda+Rd,+Melbourne+VIC+3004&gl=au&ei=PQRTTczNMZCevgPytp3dCQ&sa=X&oi=geocode_result&ct=title&resnum=1&ved=0CBUQ8gEwAA

Deixe uma resposta

