No mundo dos amantes do insul film, G20 é uma coisa fora da lei

Girar de carro em São Paulo perdeu toda a graça. Trânsito? Enchentes? Violência? Não, nada disso. Esses inconvenientes são fichinha perto do grande tormento que tomou conta da megalópole: aquele papel contact moderno e escuro que se coloca nos vidros e a que deram o nome de insul film.

G5, G35, G75… Quando menor o número, mais escuro fica o vidro. E maior é a decepção das pessoas que querem dar uma espiada no que acontece no carro ao lado. Um domingo desses, eu rodei muitos quilômetros. Saí de Pinheiros, fui até o Itaim, de lá para a Vila Olímpia, depois Congonhas, Morumbi e, por fim, Pinheiros de novo. Nesse trajeto todo, só encontrei um carro normal, com as janelas transparentes.

É uma sacanagem não poder mais ver a cara do motorista vizinho se divertir às custas do jeito engraçado como a pessoa canta ou dança, do jeito irritado como reclama que o carro da frente demora para arrancar quando o semáforo fica verde, das coisas que fala ao celular. Ou simplesmente espiar se tem alguém interessante no carro ao lado.

As pessoas andam tão obcecadas com essa história de ficarem invisíveis, e portanto supostamente protegidas de assaltos e outros males da cidade grande, que não têm pudor de admitir ilegalidades publicamente. Veja o comentário de um motorista num desses foruns na internet, respondendo a outro que perguntava se uma película G20 fere a legislação.

“Fere sim. O permitido é G35 nas laterais e G50 no traseiro, na dianteira nenhum é permitido. Sobre os G´s, quanto mais baixo o valor, mais escura a película. Eu sou suspeito em falar sobre o que é permitido e o que não é. Uso G5 no carro todo, só na frente que uso G35, o meu é praticamente lacrado. Gosto pela aparência pois meu carro é preto, e conta muito na segurança também. Eu penso que se for para colocar o que a lei permite, é melhor não colocar nada, pois G35 e G50 são muito claros”.

Ao que o outro, que tem a imagem de um tigre no lugar da fotografia, respondeu: “Valeu pelas explicações, Guga. Vou fazer uns testes pra ver se me adapto com a alteração de luminosidade. Caso eu nao me acostume, mando tirar”.

E pensar que esses sujeitos poderiam gastar esse tempo passeando de carro e dando umas boas paqueradas… Vai entender… Na Inglaterra é assim, parceira?!

Sobre Julio Cruz Neto

Escritor, documentarista e jornalista
Esse post foi publicado em São Paulo, Sem classificação e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para No mundo dos amantes do insul film, G20 é uma coisa fora da lei

  1. mariacastilho disse:

    Gracas a Deus aqui nao eh assim. Podemos olhar uns aos outros e paquerarmos quanto quisermos. Se souberem que eh brasileira ou brasileiro no carro ao lado, entao, dai eh que eles odiariam, realmente, se tivesse insufilm por aqui… Eles sao lindos e elas maravilhosas, mas ninguem aguenta “nossa olhadinha”.
    Num destes dias onde a balada em London nao tem hora para acabar foi assim: sujeitos se conheceram em carros vizinhos e rodaram Landan ate a rainha pedir pra parar…
    Eh… por aqui os tais dos Gs nao estao com nada!

  2. cacalo disse:

    vcs não imaginam a situação ridícula em que me vi envolvido porcaus dessas porcarias. Um amigo perguntou-me se eu tinha virado esnobento, pois me viu na rua, disse que acenou várias vezes, e eu não liguei. Quando vi o carro dele dias depois, todo insulfilmado, perguntei: “Como vc quer que o veja, cara-pálida, com essa tranqueira toda nos vidros?”. Como se bastassem os muros altos, as cercas elétricas…
    abraço no moço, beijo na moça,
    cacalo

  3. Julio disse:

    pois é, cacalo. as pessoas esquecem que estão isoladas do mundo externo. outro dia vi uma mulher acenando loucamente pra um cara que atravessa na faixa de pedestres. e o cara fazia sinal pra ela de que não estava vendo quem estava no carro. a motorista não teve dúvida. avançou sobre a faixa e abriu o vidro do passageiro para o amigo poder reconhecê-la. e cosi la nave va…

Deixe uma resposta

