Carnaval é tudo igual?

PS: AMIGOS, ESTE POST TEM FOTOS MARAVILHOSAS, MAS EU TENTEI, TENTEI E NÃO CONSEGUIR COLOCAR. JURO QUE TENTAREI. É UM PECADO VOCÊS NÃO VIREM AS FOTOS DE VENEZA. ENQUANTO ISSO, IMAGINEM COMO É, APENAS COM O TEXTO!

“O motivo maior das coisas nunca se mostra a um estrangeiro, e os moradores de um lugar também nos encaram como pessoas gratuitas. “ Clarice Lispector

Menos no carnaval. No carnaval é tudo igual, é tudo liberal! Quem não podia sambar, agora pode! Quem não podia falar ou se calar, também já pode! Mas só no Brasil, Maria? Ou aí você também já pode, diz meu amigo inglês que foi passar o carnaval no Brasil.

Olha, meu caro, aproveite bem o meu país, que lhe recebe de braços abertos não só no carnaval, mas em todos os meses do ano. Aqui, como sou filha do carnaval e já pude rasgar a fantasia em quase todos os últimos anos, prefiro aproveitar para conhecer um pouco o que o seu país e seu continente tem a me oferecer. Exigente que sou, não procurarei carnaval afim de não me decepcionar, afinal, gingado vocês não tem, molejo também não. Ritmo? Melodia? Alegria? Me mostrem aqui o que não posso ver no Brasil.

E foi com esse intuito que o Dois a Girar passou esta festa tão nossa na Europa. Pedimos a colaboração de foliões brasileiros atentos e curiosos que foram rasgar a fantasia nos dois melhores lugares da Europa para passar o carnaval: Veneza, na Italia, e Colônia, na Alemanha.

A Marina Scodro, que está fazendo pós em Ferrara, passou em Veneza e contou pra gente como é.

“Em geral as pessoas ficam andando e fotografando as que estão fantasiadas ou as que estão com as máscaras. Ficamos um tempão sentados no chão, assim como outras pessoas, só olhando.  O máximo de bagunça são uns confetes ou umas espumas que as crianças jogam na gente. “

Segundo a Marina, a maioria das pessoas fantasiadas é idosa e criança. O engraçado é que elas fazem pose para foto, inclusive quando você está falando com a mãe que está no interior, tomando cerveja…  Os velhinhos ficavam um tempão parados esperando que fossem fotografados, ela contou.

“Foi muito lindo! Às vezes, eu tinha a sensação de ter voltado no tempo, com aquelas pessoas todas vestidas daquele jeito e o cenário maravilhoso de Veneza ! As vezes, parecia que fazíamos parte de uma peça de teatro! Muito lindo mesmo!

Já o nosso amigo grego/brasileiro Georgios Anastassiadis resolveu ir para Colônia. Imagino que Colônia pareça mais com o Brasil, pois meu amigo perdeu ( ou roubaram ? ) o celular com as fotos para postarmos aqui…. coisa que algum dia já aconteceu com a gente numa micareta, ou no Rio etc. Comigo, por exemplo, aconteceu ano passado no Rio, mas fui atrás do ladrão e peguei de volta. É verdade!

Bom… vejam o comentário dele. Colocarei na íntegra para vocês:

“I got really impressed with Carnival in Cologne. Millions of people in costumes on the street, very drunk, singing folk music, in every little corner of the city. The parades were also amazing.  The biggest street parties are on Thursday and Monday. And, at night, people go to the most amazing close parties, be them of folk, pop or electronic music. It is surely a place I would recommend to friends, and I surely want to come back myself”.

E, como não poderia faltar, Londres: o carnaval por aqui é só em agosto e em Nothing Hill. Na década de 60, mais ou menos, os imigrantes se rebelaram por se sentirem discriminados e saíram fantasiados nas ruas. O sucesso foi tão grande que a tradição permanece até hoje.

Mas, seguindo o calendário brasileiro não tem nada, somente o Guanabara, lugar onde os brasileiros Camila Leite, Guilherme Napolitano e Rafael Sando encontraram samba de raiz, mix de petiscos do Brasil como coxinha etc, mas por 18 pounds… e Bhrama. Nos contaram também que as pessoas que chegavam até pintavam o rosto ou colocavam máscaras e tudo lembrava o Brasil. Estava lotado, mas não era de brasiliero, não… era de gringo. Sinal que nossa festa, realmente, é um sucesso! Aqui, lá, em qualquer lugar.

Ah… e eu não conto nada porque fiquei doente todos estes dias, estava com amidalite e começo de pneumonia. Passei o carnaval tomando água e de molho. Só indo caminhar na praia pela manhã, ou indo ao meu curso de dramaturgia ou à escola. E aqui, em Brighton, não tem nada que nos lembre o carnaval. A não ser os gringos me perguntando o tempo todo como é a nossa festa.

Aproveitei para estudar e gastar o inglês. Não fiquei procrastinando ou assistindo a Globo para ver os desfiles das escolas de samba, ou assistindo os axés da vida pela Band. Gastei meu inglês, curti domingo de frio e praia com amigos e só. Carnaval diferente… beeeeem diferente, mas tudo bem. É assim que tinha que ser.

Esse post foi publicado em Inglaterra e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Carnaval é tudo igual?

  1. Mariana Aldano disse:

    Como país protestante, o carnaval na Dinamarca acontece apenas no mês de maio. É uma festa bem tradicional, com desfiles e fantasias carnavalescas, que se concentra na cidade de Aalborg. Mas em fevereiro/março mesmo, o jeito é se contentar (ou se deprimir) com as fotos e vídeos da diversão alheia🙂
    Alguns bares fazem alguma celebração pequena para lembrar o Brasil. Na cidade de Aarhus, onde moro, teve apresentação de um grupo de samba na noite de sábado. Nós, brasileiros, em crise de abstinência por uma boa festa de carnaval, dançamos até o pé fazer bolha. Mas aguardem: quando o carnaval dinamarquês chegar, em maio, a gente mostra como é que é!

    • mariacastilho disse:

      Mari, me espera no carnaval que a gente vai mostrar pra esse povo aí o que é samba no pé! O bom da Europa é que tem carnaval o ano inteiro pelo visto. É só a gente pular de país pra país que vai pegando as festinhas tradicionais. Londres em agosto, em Nothing Hill. Aí em Maio… Bjs e obrigada

  2. Marina Garcia Leal Scodro disse:

    Amei o blog… !
    os posts são tão interessantes que a gente perde a noção do tempo lendo.. !
    estão de parabéns!
    beijos,

  3. Rafael disse:

    Muit bom Maria !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s