Non, Je Ne Regrette Rien…. e nem poderia!

Paris, noite chuvosa, lua se aproximando da Terra. A última vez que isso aconteceu? Há exatos 18 anos. Pra mim é tempo pra caramba, época em que eu era tão feliz e não sabia. Sinal de que coisas fora do normal podem acontecer nesta noite.

Mas saimos do hotel sem nenhuma pretensão, afinal, chovia. Vamos ao Forum des Halles, uma mostra de cinema enorme que acontecia na cidade-luz. A idéia era se esconder da chuva. Será que entramos? Infelizmente não, não entendo, tão bem e ainda, o francês!

Meu amigo sugere que eu vá e ele traduza, mas prefiro andar sozinha pelas ruas estreitas, somente me guiando por um misterioso som. Ele vai ao Forum, mas eu caminho ouvindo a música e chego ao porão da Eglise Saint Eustache. Muitas velhinhas sorrindo, cantando e um grupo com banjo, baixo e acordeón entoando belíssimas músicas francesas. Outras não, como Volare e Yellow Submarine….

Tímida e curiosa, espio pela porta e fico com vergonha de entrar. Uma das senhoras me puxa pelo braço e me oferece um vinho pinot noir, que eu amooooo,  queijo brie, que eu veneroooo, e me dá um livrinho com as músicas. Ainda com vergonha, me perco entre as palavras e o biquinho que tento fazer para as palavras sairem direito.

Aos poucos, as lágrimas caem e também começo a soltar a voz, o corpo e observar todos ao meu redor. Me entrego aos sorrisos que me alentam quando eu pronuncio as palavras erradas. Fico feliz ao ver uma moradora de rua entrando no porão, tocando flauta e sendo acolhida como eu por estes franceses que me surpreendem a cada segundo. Afinal, sempre me falaram que eles eram antipáticos!

Saber a numeração da página é tarefa árdua. É preciso fazer uma conta para saber qual número eles estão falando em francês. Espio do lado e vejo que mais do que descrevi acima, eu estava no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas. E o trio? Eles tocam muito raramente nesta igreja. Neste ano, foi a primeira vez e eu estava lá.

Para quem for a Paris, vale a pena dar uma olhada na internet e ver aonde eles estarão para assistir ao show ou ter a sorte de ser guiada pela Lua e pelo som como eu… O nome do trio é bachiques bouzouks.

Não preciso escrever mais nada. Basta vocês olharem os vídeos caseiros e não repararem na minha voz ao fundo bem desafinada.

Esse post foi publicado em Sem classificação e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Non, Je Ne Regrette Rien…. e nem poderia!

  1. Pablo Soares disse:

    Maravilha GG! É o forró francês..rsrsrs

  2. maria eugenia disse:

    Fantástico! Momentos assim nos fazem sentir com muita intensidade a presença de DEUS!!! Viva a Vida…
    Nessa mesma noite estavamos no Busca Vida dançando Jorge Ben Jor, iluminado pela lua cheia de São Jorge…espanta Dragão e todo tipo de mal!
    Nesse momento brindamos e gritamos bem alto seu nome!!! Muuuuuuuita sincronicidade, momentos assim nos lembram Fernando Pessoa:
    ” O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas sim na intensidade que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis…”

  3. tiago leo castilho disse:

    Maria Eugenia, escrevi aqui de casa e como voce abria o blog daqui, foi como se voce tivesse escrito. Agora desloguei e arrumei:

    Fantástico! Momentos assim nos fazem sentir com muita intensidade a presença de DEUS!!! Viva a Vida…
    Nessa mesma noite estavamos no Busca Vida dançando Jorge Ben Jor, iluminado pela lua cheia de São Jorge…espanta Dragão e todo tipo de mal!
    Nesse momento brindamos e gritamos bem alto seu nome!!! Muuuuuuuita sincronicidade, momentos assim nos lembram Fernando Pessoa:
    ” O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas sim na intensidade que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis…”

    Bjs, Tiago

  4. Liliane Mozca disse:

    Paris … é assim… surpreendente, encantadora cidade de pessoas amáveis… noites deliciosas e inusitadas… a cidade da luz, dos queijos, vinhos, eclairs e infinitas descobertas a cada olhar…

  5. sandra pahim disse:

    Máximooooo !!!!!!
    Que delícia Maria…..!!!!!!
    Isso é o que levamos da vida…momentos !!!!
    E para se conhecer realmente um lugar,uma cultura e tudo mais…….é fazendo isso….estando junto com as pessoas !.., perambulando pela cidade e descobrindo coisas !!!
    ENJOY MARIAAA !!!!

  6. Neila Carvalho disse:

    Geg~e, chorei, menina! Que lindo! Engraçado que se fosse eu na mesma situação que vc, teria as mesmas reações (me guiaria pelo som e me emocionaria ao ver tudo que vc viu). O melhor de tudo: naquele dia mágico onde a Mãe Lua nos iluminou mais do que nunca. Lindo! Amei!

  7. cacalo disse:

    te entendo, cara amiga. estive lá no fim do ano passado, começo deste. nunca tinha visto um lugar tão maravilhoso, encantador, charmoso. merece o nome, cidade-luz. beijos

  8. David disse:

    Always a pleasure to read your blog Maria!!!!🙂 and a “très jolie chanson”, this one that you post!! Piaf’s songs have a little bit of magic inside🙂

    I’m happy you’re having a great time, yesterday i was thinking of you haha miss y’a!!!

    David

  9. Guillermo disse:

    …. me encanto volver a hablar con vos y me alegra que estes disfrutando tu viaje. Espero verte en Argentina o Brasil muy pronto ..
    Guille

  10. mariacastilho disse:

    Nossa… que delícia passar esse dia 26 de março lendo todos esses comentários e tendo vocês por perto! Que delícia viver!
    Foi tudo muito fantástico mesmo. Paris tem me surpreendido a cada segundo, sempre. Espero poder passar para vocês toda emoção de cada segundo que o Dois a Girar presencia. São muitos os lugares pelos quais passamos e, como meu irmao citou, momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis… Viva dia 26 de março. Um dia inesquecível para o Dois a Girar!!!

Deixe uma resposta

