A primeira feijoada…

Primeira feijoada!

… eu nunca vou esquecer!

Já estava longe da minha terra natal há 4 meses – tempo ainda insuficiente para sentir falta da comida. Mas não tive mais como fugir. Por todos os lados, em todas as direções, o povo clamava: feijoada, feijoada, feijoada… Era chegada a hora!

Provei pratos bem gostosos da Ucrânia, Polônia, França, Coréia, Tailândia, Itália e não tinha mais como escapar. Quando pediam para eu cozinhar feijoada, eu relutava dizendo que este prato eu faria só em uma ocasião especial ou no dia em que minha religião permitisse. Não queria admitir que nunca tivera feito ou que estava com preguiça de procurar todos os pertences que os slaves resolveram colocar nesta há tempos e tempos…

Mas, neste final de semana, chegou a minha vez de parar de filar a bóia dos outros países e mostrar como era tão maravilhosa a comida do meu país. Eram quatro horas da tarde quando chegava a vigésima pessoa na minha casa… Isso que deu falar sempre sorrindo e bem da minha comida, bebida etc…

Se eu tava nervosa pra dar certo? Como fazer feijoada na Inglaterra? Saí às ruas procurando feijão preto e achei o proprio Camil pertinho da minha casa. Um russo me ouviu perguntando no supermercado e disse: “Se you quer fijon de cualidade, da sua terra, tem na lojinha que vende coisa de Portugal!“. Achei na lojinha também a farofa da Yoki. Mas e os pertences?

Ah… isso foi o mais difícil e como eu só achava restos de lamb, resolvi criar a minha feijoada: restos de cordeiro e cabrito ao invés de restos do porco. E não é que deu certo? E não foi que todo mundo repetiu e eu até me emocionei de tão feliz da vida que fiquei? Por isso, vou patentear!

Feijoada na Inglaterra com restos de lamb! Como fazer? Compre as partes do cordeiro que encontrar. Eu comprei as mais baratas porque precisava economizar ( pés e rabo ). Adicione à elas, Gommo – uma espécie de carne seca que vende por aqui. A carne, que é de boi, não é tão salgada, mas desfia como a carne seca. Junte também sausage e bacon.

Eu temperei tudo só com sal, pimenta do reino, cebola, cheiro-verde e louro. Refoguei as carnes neste tempero, joguei o feijão, água e deixei cozinhar por três horas. O feijão precisa ficar 12 horas de molho na água antes de ir pra panela… Isso foi o help da minha avó, que está no Brasil, e faz a melhor feijoada do Universo.

Faça um bom vinagrete, arroz bem soltinho e farofa, que eu coloquei bacon frito. Por aqui também não existe couve. Feito tudo isso, é só se jogar na caipirinha, mostrar que temos samba no pé ( não no meu caso ) e colocar nossas boas músicas.

A festa, que eu estipulei hora pra acabar, terminou umas 6 horas depois. Foi uma típica festa brasileira. Vinícius de Morais, Clara Nunes, Tom Jobim e Tim Maia também brindaram com a gente! Para o gringos, foi o maior prazer do mundo conhecê-los. E, para mim, ainda mais apresentá-los…

Esse post foi publicado em Inglaterra e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para A primeira feijoada…

  1. iaia disse:

    que delicia quando voltar vou cobrar um almoço na casa da vo com a sua especialidade =) fico feliz que vc esta bem por ai..
    saudades bjos te amo

  2. juliobalasso disse:

    Ueeeeba! Gege Cooker…continue cozinhando, deixa a nossa cabeça leve. Bjsss JULIO BALASSO

  3. Mariana leo disse:

    Olhaaa, nao sabia dessa sua feijoada.. Eu querooo! A vo deve ter ficado orgulhosa😉

Deixe uma resposta

